Rio de Janeiro - A alma carioca, que traduz o jeito de viver da cidade, é o mote escolhido para a semana de moda que acontece desde ontem (10), no Cais do Porto, no Rio de janeiro. A Fashion Rio e o Rio-à-Porter abrem o calendário de lançamento das coleções outono/inverno 2011.
"Incentivamos este setor com iniciativas como redução de tributos e criação de linhas de financiamento. Temos um compromisso com a moda", afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno. "Moda não representa apenas vaidade, mas conta a história e amplia a capacidade de olhar para o futuro", define o diretor criativo do evento, Paulo Borges.
"Temos como estratégia a valorização de marcas e de toda a cadeia produtiva e ainda incentivamos novos talentos. O bom momento que atravessamos pode ser percebido quando não se ouve mais falar do Rio com saudade, mas com esperança", ressalta o superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez.
Espaço para a comercialização
Participam do Rio-à-Porter 170 expositores, representando a moda que é feita nos estados, incluindo, além de roupas, acessórios, jóias e calçados. Para conferir as tendências para o outono-inverno 2001 foram convidados compradores nacionais e internacionais de países como Itália, Espanha, Estados Unidos, Nova Zelândia e Irlanda. Uma das novidades é a presença da Selfridges, conceituada loja de departamento de luxo de Londres, que participa do evento pela primeira vez.
Nas passarelas, desfiles mostram o resultado do trabalho das grifes no desenvolvimento das coleções. A programação foi aberta com o Rio Moda Hype, que apresentou peças de dez jovens estilistas. Da iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Imbracultmode), com patrocínio do Sebrae no Rio de Janeiro e Ministério da Cultura, participaram 200 candidatos de todo o País. Os desfiles do Rio-à-Porter acontecem até esta quinta-feira (13) e as do Fashion Rio seguem até sábado (15).
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